A história do Núcleo Paraná Norte da ABPp compõe-se e insere-se na história da Seção Paraná/Seção Paraná Norte. São 32 anos de trajetória, que se iniciou em 1988 durante a realização do “I Encontro Paranaense de Psicopedagogia”, com a instalação oficial da Seção Paraná, na cidade de Londrina. Foi a terceira Seção da ABPp no Brasil. A nossa trajetória e a do Curso de Especialização em Psicopedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), criado em 1992, caminham juntas há mais de 30 anos na organização de palestras, cursos, encontros e simpósios. Destacamos na nossa linha do tempo momentos marcantes da nossa trajetória: em 1986 foi organizado o primeiro curso sobre “Problemas de Aprendizagem na Leitura e na Escrita”, com Edith Rubinstein, e logo após foi formado um Grupo de Estudos de Psicopedagogia. Em dezembro de 1988 foi realizado em Londrina o “I Encontro Paranaense de Psicopedagogia”. Em1992 a UEL organizou o curso de especialização em Psicopedagogia. Nos anos 1988 e 1999 foram realizadas reuniões com coordenadores dos cursos de Psicopedagogia por solicitação do Conselho Nacional. Em 1999 ocorreu a organização do “IV Encontro Paranaense de Psicopedagogia”. De 2002 a 2010 a sede da Seção Paraná transferiu-se para Maringá e realizou-se o “I Encontro de Psicopedagogia de Maringá”.

Em 2017, com a mudança do Estatuto da ABPp, que a Seção Paraná Norte passou a ser denominada Núcleo Paraná Norte da ABPp. De 2013 a 2018 foram realizadas palestras, cursos, reuniões científicas, reuniões de estudos de casos, rodas de conversa, visando ao aprimoramento técnico- científico a fim de consolidar a atividade do psicopedagogo no Paraná. Em outubro de 2019, o Núcleo Paraná Norte, realiza em Londrina o “I Simpósio de Psicopedagogia da Região Sul”, em parceria com a UEL e com as Seções Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foi um grande evento! Uma história se faz com sujeitos e ao olharmos para traz, trazemos as marcas dos sujeitos que dela fizerem parte e contribuíram para fazer a nossa história. Dessa forma, não poderíamos deixar de render nossas homenagens a todos os membros das diretorias anteriores, pelo esforço e competência com que conduziram os destinos dessa Seção Paraná Norte/Núcleo Paraná Norte. Atualmente o Núcleo Paraná Norte conta com uma coordenadoria que desde o início esteve comprometida com as bases e os alicerces implantados desde a origem da nossa formação. A equipe tem permanecido engajada, unidas com força e coragem no grande desafio da formação continuada dos nossos associados, como também na divulgação e consolidação da Psicopedagogia no nosso Estado. Esperamos que as coordenadorias vindouras possam dar continuidade aos projetos almejados com a mesma disponibilidade, com o mesmo espírito de equipe, seriedade e ética que chegamos até o momento. De modo particular, gostaríamos de agradecer a todos os nossos associados que ao longo desses anos confiaram em nosso trabalho e contribuíram para o crescimento e fortalecimento dessa atividade imprescindível para a melhoria da Educação no Brasil.

Nossos Objetivos

  • Promover o desenvolvimento e divulgação da Psicopedagogia, no âmbito de atuação do Estado do Paraná, por meio da realização de debates, reuniões, conferências, cursos, seminários, congressos e eventos de âmbitos regional, nacional ou internacional, visando ao aprimoramento técnico-científico de seus associados;
  • Legitimar e/ou reconhecer os profissionais qualificados para o exercício da Psicopedagogia como sendo aqueles que atendam aos seguintes critérios: ser graduado ou pós-graduado em Psicopedagogia, por instituições devidamente autorizadas pelos órgãos públicos, de acordo com a legislação vigente; que atendam ao perfil de formação defendido pela ABPp Núcleo Paraná Norte e Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp, que busquem formação continuada, supervisão e Terapia Pessoal e/ou didática;
  • Promover a Educação e o desenvolvimento biopsicossocial;
  • Promover o desenvolvimento econômico e social e o combate à pobreza;
  • Realizar estudos e pesquisas, desenvolver tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos ligados à Psicopedagogia, Educação e Saúde;
  • Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais;
  • Promover o voluntariado.

Divulgar

Promover

Conquistar

Nossa Missão

A ABPp Núcleo Paraná Norte tem por missão promover o desenvolvimento e divulgação da Psicopedagogia, no âmbito de atuação de seu território, ou seja, no Estado do Paraná, visando ao aprimoramento técnico-científico de seus associados e da sociedade.

Visão e Valores

A ABPp Núcleo Paraná Norte tem por missão promover o desenvolvimento e divulgação da Psicopedagogia, no âmbito de atuação de seu território, ou seja, no Estado do Paraná, visando ao aprimoramento técnico-científico de seus associados e da sociedade.

Simbolo da Psicopedagogia

Fita de Moebüs com 3 voltas: representa o olhar do psicopedagogo.
As voltas estão dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivíduo. O círculo central representa o indivíduo em processo para a aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho). Assim, este símbolo caracteriza nossa área de atuação, representando o psicopedagogo com suas características próprias.

Por quase uma década, a Diretoria Executiva da ABPp se mobilizou de diferentes formas para que fosse criado e adotado um símbolo que representasse a atividade profissional do psicopedagogo, ideia que foi encampada pelo Conselho Nacional da ABPp. Foram diversos estudos, sugestões e um longo trabalho reflexivo com o grupo de conselheiras para criar algo que realmente representasse os conceitos que norteiam a identidade da Psicopedagogia. Ainda mais: produzir uma síntese das consciências particulares, concebendo então uma consciência coletiva do nosso segmento profissional. Inspirado nos valores éticos inerentes à profissão e nos princípios e significados da simbologia, o símbolo traduz a grandeza da Psicopedagogia. A proposta buscou estabelecer o vínculo com a história e resgatar seu real significado que, hoje mais do que nunca, permanece através da legitimidade que a sociedade lhe atribui. O resultado de todo este processo, eleito por maioria de votos no VIII Congresso Brasileiro da Psicopedagogia, em 2009, foi a “Fita de Möbius”.

Por que Fita de Möbius?
Em 1858, o matemático e astrônomo alemão Auguste Ferdinand Möbius ao pesquisar o desenvolvimento de uma Teoria dos Poliedros, descobriu uma curiosa superfície que ficou conhecida com seu nome, a Fita de Möbius. É uma fita simples que tem duas superfícies distintas (uma interna e outra externa) limitadas por duas margens. Trata-se de uma superfície de duas dimensões com um lado apenas. Assim, se caminharmos continuamente ao longo da fita, atravessamos ora uma, ora outra dimensão.

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